terça-feira, 30 de abril de 2013

Revisão para Prova - Vozes Verbais

Pessoal, é sempre bom dar uma revisada na matéria toda antes da prova... aí vai um resuminho, exemplos e dicas interessantes. Bom estudo!







domingo, 7 de abril de 2013

Produção de Texto: Descrição, Narração e Dissertação.

Em nossa última aula falamos sobre os três principais gêneros textuais: descrição, narração e dissertação. Segue abaixo o conteúdo projetado na lousa:



Nas provas de Português, em todos os Concursos, estão presentes textos das mais diversas naturezas, por exemplo, persuasivo, informativo, humorístico, didático... Contudo, vale lembrar que todos se organizam em três modos: descrição, narração e dissertação.


DESCRIÇÃO: é descrever um objeto, uma pessoa, um lugar. Requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito em um modelo inconfundível, porém, não se trata de enumerar uma série de elementos, mas transmitir sensações, sentimentos. É criar o que não se vê, mas se percebe ou imagina; é não copiar friamente uma imagem, mas deixá-la rica, pois o ser e o ambiente são aspectos importantíssimos na descrição. Existem duas possibilidades de descrição:

a) Descrição objetiva: quando o objeto, o ser, a cena, são apresentadas no seu sentido real. Exemplo: "Sua altura é 1,85m. Seu peso, 70Kg. Aparência atlética, ombros largos, pele bronzeada. Moreno, olhos negros, cabelos negros e lisos".

b) Descrição subjetiva: quando há maior participação da emoção, ou seja, quando o objeto, o ser, a cena, a paisagem são apresentados em sentido figurado. Exemplo: "Nas ocasiões de aparato é que se podia tomar pulso ao homem. Não só as condecorações gritavam-lhe no peito como uma couraça de grilos. Ateneu! Ateneu! Aristarco todo era um anúncio; os gestos, calmos, soberanos, calmos, eram de um rei..."
("O Ateneu", Raul Pompéia)

Estrutura:
a) Introdução: a perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto e distingue seus aspectos gerais.
b) Desenvolvimento: capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente.
c) Conclusão: não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.

Características:
a) Presença de Substantivos e Adjetivos.
O dia transcorria amarelo, frio, ausente do calor alegre do sol.
b) Frases curtas dão um tom de rapidez ao texto.
Vida simples. Roupa simples. Tudo simples. O pessoal, muito crente.
c) Sensibilidade para combinar e transmitir sensações física (cores, formas, sons, gestos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos).
d) Verbos de estado
e) Linguagem metafórica

Exemplos:


Darcy Ribeiro (fragmento)

Um dos mais brilhantes cidadãos brasileiros, Darcy Ribeiro provou ao mundo que um homem de nada mais precisa além da coragem e da força de vontade para modificar aquilo que, por covardia, simplesmente ignoramos. Ouvi-lo, mesmo que por alguns instantes, nos levava a conhecer sua sabedoria e simplicidade, era um verdadeiro intelectual cuja convivência com os índios o fez adquirir invejável formação humanística.
Darcy tinha a pele clara, olhos negros e curiosos, lábios finos e trazia em seu rosto marcas de quem já deixou sua marca na história, as quais harmoniosamente faziam-lhe inspirar profunda confiança. Apesar de diabético e lutar contra dois cânceres, não fez disso desculpa para o comodismo ante os seus ideais maiores, ele sabia o que queria, e não mediu esforço para conseguir.

Descrição de Objeto – Clarinete (fragmento)

Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.
O clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal.
Sua cor é confundivelmente marrom, havendo partes em que se encontra urna sensível passagem entre o castanho-claro e o escuro. Possuindo cerca de oitenta centímetros e pesando aproximadamente quatrocentos gramas, é facilmente desmontável, o que lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco centímetros de comprimento e dez de largura...

NARRAÇÃO: narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.

Estrutura:
a) Introdução: apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
b) Desenvolvimento: através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax.
c) Conclusão: existem várias maneiras de se concluir uma narração, por exemplo, esclarecer a trama.
Características:
a) Verbos de ação, discursos direto, indireto e indireto livre.
b) Imaginação para compor uma história cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romântica, dramática ou humorística.
c) A narrativa deve tentar elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais:
  • O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
  • QUEM? - a personagem ou personagens;
  • COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
  • ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
  • QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
  • POR QUÊ? - a causa do acontecimento.
Exemplo:
Além do espelho, lembranças.

Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a atenção em um simples objeto da minha sala. Caminhei, paulatinamente, ao seu encontro e, à medida que me aproximava, sentia meu ego explodir em sensações indescritíveis.
Ali, diante dele, parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e trazia, à tona, as lembranças da infância e da adolescência. As imagens, agora, misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha visão apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordações, apenas.
Assim, momentos depois, revia meus irmãos e vizinhos correndo em volta da mesa, mamãe fazendo o jantar, papai,lendo o jornal, os cães brincando no jardim e, também, meus amigos de colégio, antigos casos amorosos.
Recuperei o bom senso, por um instante, mas não durou mais que isso, pois, novamente, brotam outros pensamentos: o nascimento dos filhos e a ascensão profissional.
Minutos depois, tudo acabara. Diante de mim havia só um espelho, cujo reflexo já não era de um cenário fantasioso de minha mente.


DISSERTAÇÃO: dissertar é apresentar ideias, analisá-las, é estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lógicos; é estabelecer relações de causa e efeito. Aqui não basta expor, narrar ou descrever, é necessário explanar e explicar.
O raciocínio é que deve imperar neste tipo de composição, quanto maior a fundamentação argumentativa, mais brilhante será o desempenho.

Estrutura:
a) Introdução: consiste na proposição do tema, da ideia principal, apresentada de modo a sugerir o desenvolvimento.
b) Desenvolvimento: consiste no desenvolvimento da matéria, isto é, discutir e avaliar as ideias em torno do assunto, permitindo uma conclusão.
c) Conclusão: pode ser feita por uma síntese das ideias discutidas no desenvolvimento. É o resultado final.


Exigências para uma boa dissertação:
a) Conhecimento do assunto (adquirido através da leitura, da observação de fatos, do diálogo, etc.);
b) Reflexões sobre o tema, procurando descobrir boas ideias e conclusões acertadas;
c) Registrar argumentos fundamentais numa sequência;
d) Acrescentar o que faltar, ou suprimir o que for supérfluo, desnecessário;
e) Desenvolvimento do plano com clareza e correção, mantendo sempre fidelidade ao tema. Agora é preciso treinar: próxima aula, exercícios! 

Fonte: http://www.portuguesconcurso.com/2009/08/tipologia-textual-narracao.html

Produção de Texto - Foto: Um Olhar Crítico sobre a Exclusão




Queridos alunos do 9º Ano,

Só para relembrá-los, a foto da exclusão deve ser entregue esta semana. Para o 9º C a data é  9 de abril e para o 9º A, 10 de abril. Se você quer confirmar algum item referente à padronização, segue abaixo:

Tamanho: 20x30cm (retrato ou paisagem).
Resolução: 300 dpi (no mínimo).
Características: Fosca e sem margem.

Trazer a foto num envelope ou plástico para evitar manchas ao manusear a foto.

Não esqueça de criar uma "legenda" para sua foto e de saber com precisão o local e a data em que foi tirada (se você utilizou algum filtro, acrescente esta informação). Na aula de Produção de Texto desta semana escolheremos o nome da exposição e também a imagem que melhor representou a "exclusão".

Importante: esta atividade vale 2,5 pontos de produtividade, ou seja, corresponde a 25% da nota. 

Estou ansiosa para ver o trabalho de vocês! Caprichem! 


segunda-feira, 1 de abril de 2013