sexta-feira, 3 de março de 2017

9º Ano - CAS - Frase, Oração e Período

Frase
Frase é uma palavra ou um conjunto de palavras que faz sentido. Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …). Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras. Podem apresentar um verbo (verbal) ou não (nominal).
Exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!

Oração
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. O oração se organiza em torno do verbo.
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.

Período
Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão (./!/?/...)
Os períodos podem ser simples ou compostos.

Período simples
Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

Período composto
Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário