quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas



Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas

Forma Desenvolvida
Forma Reduzida
- Iniciada por pronome relativo (que, quem, cujo, o qual, onde, etc);

- Verbo flexionado.
- Sem pronome relativo;

- Verbo expresso no infinitivo, gerúndio ou particípio.

Exemplo:

De longe eu via o pescador que puxava a rede.
                                          Oração Subordinada Adverbial Restritiva

Para reduzir a oração, basta tirar o pronome e trocar o verbo flexionado pela forma nominal mais adequada. Lembre-se que a OP (Oração Principal) permanece sem alterações. Veja:

De longe eu via o pescador que puxava a rede.

De longe eu via o pescador puxando a rede.
                                                             Oração Subordinada Adverbial Restritiva Reduzida de Gerúndio.

                                                                 ou

De longe eu via o pescador a puxar a rede.
                                                             Oração Subordinada Adverbial Restritiva Reduzida de Infinitivo.

Observação: Quando couber na oração subordinada a utilização do verbo no infinitivo, deve-se acrescentar a preposição “a” antes do verbo.

Exercícios

1. Identifique as orações subordinadas adjetivas abaixo, reduza e classifique-as:

a) Entrou um jogador que gritava palavras de baixo calão.
b) O médico enviou a receita que o paciente solicitou.
c) Ouvimos uma criança que chorava na praça.
d) Ela foi a única que apreciou o show.
e) Aquele, que canta no palco, é meu amigo.
f) Observávamos os alunos que estudavam na biblioteca.
g) Gosto de crianças que correm pela sala.
h) Temos apenas um automóvel que compramos com sacrifício.
i) Fiquei surpresa com a casa, que foi pintada de verde.
j) Ele foi o primeiro aluno que se apresentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário